28/02/2010

Especial: A evolução da Nintendo (Parte 1)


Neste especial irei escrever, sobre todos consoles da Nintendo e todos os seus sucessos desde seu primeiro video-game.

Partes:
1/2/3

Famicom (Nintendo Family Computer) - NES (Nintendo Entertainment System)


Famicom
O primeiro console da Nintendo foi o Famicom (Nintendo Family Computer) lançado no dia 15 de Julho de 1985, o Famicom era um console com um processador de 8 bits e que funcionava com cartuchos. O design do console foi desenvolvido para parecer um brinquedo, suas únicas cores eram vermelho e branco e seus controles eram muito inovados e diferente que os da época.
O primeiro ano do Famicom não foi muito bom, teve várias reclamações. Mas no ano seguinte em 84 a Nintendo consertou seu erro e lançou novamente o Famicom, virando assim o video-game mais vendido no Japão.

Nintendo Entertainment System (NES)
Com esse grande sucesso do Famicom a Nintendo queria era fazer mais coisas, espalhar sua marca pelo mundo. Então para lançar sua marca na América do Norte, fez uma proposta com a Atari de criar um novo e mais inovado video-game que teria o nome de: "Nintendo Enhanced Video System". Mas a Atari não gostou muito da idéia, pois já estavam trabalhando em um console de 8 bits. Então a Nintendo percebeu que seria melhor fazer o console sozinha e em 1985 a Nintendo lançou o Nintendo Entertainment System (NES). Era um novo video-game totalmente melhor que o anterior e seu objetivo era a diversão. O NES teve grandes sucessos como: Super Mario Bros., Zelda, Metroid e vários outros.

Super Nintendo Entertainment System (SNES)
Versão européia e americana do SNES em cima. SNES 2 em baixo.
Depois do grande sucesso que foi o NES, a Nintendo resolveu lançar um console mais desenvolvido que se chamava : "Super Nintendo Entertainment System". O console foi lançado no finzinho de 1990 no Japão, nos EUA ele foi lançado em 91 e na Europa em 92. O SNES só chegou oficialmente no Brasil em 1993, lançado pela marca Playtronic (representate oficial da Nintendo no Brasil).
O Super Nintendo continuou garantindo seu sucesso por suas "alianças" com por exemplo a Capcom, Konami, Midway, Square Enix, Tecmo, Koei entre outras, que na época tinham ótimos jogos: Final Fantasy, Mega Man etc. O console tinha uma versão européia/japonesa e outra americana, e havia também o SNES 2 que só era um pouco menor que o SNES.

Nintendo 64
O terceiro console da Nintendo chamado Nintendo 64 ou só N64, foi lançado em 23 de Junho de 1996 no Japão e nos estados unidos em 23 de Setembro. O N64 foi o último console a usar o cartucho, "Game Pack". O console foi distibuído no Brasil pela Playtronic, a mesma distribuidora do SNES.
Em 1993 a Nintendo já havia anunciado o Nintendo 64, mas com o nome de "Project Reality". Depois em 95 optaram pelo nome de "Nintendo Ultra 64" que foi abreviado para Nintendo 64.
Nintendo 64
O console foi um video-game inovado e "futurístico" para aquela época, pois tinha um ótimo processador gráfico de 64 bits tendo assim gráficos extraordinários. Mas infelizmente tudo tem um preço, os programadores haviam dito que era quase impossível todos os processadores trabalharem ao mesmo tempo, um erro que foi corrigido no Game Cube que falaremos a seguir. O Nintendo 64 só não foi o melhor daquele ano, pois foi superado pelo Playstation da Sony que usava invés de cartuchos CD-Roms uma inovação na época. O Playstation era para ser uma inovação com a Nintendo, mas devido a briga das duas empresas a Sony decidiu fazer seu console sozinha e que hoje em dia as suas gerações fazem um grande sucesso.

Nintendo GameCube
GameCube
O Nintendo GameCube, ou simplesmente GameCube foi sucessor do Nintendo 64. O GameCube foi anunciado em 1999 na E3, mas só lançou mesmo em 2001 no Japão e nos EUA e em 2002 na Europa e Austrália, um ano depois do "dominador" do mercado de games ser lançado,Playstation 2, e no mesmo ano do Xbox da Microsoft. O GameCube vinha nas cores: preto, prata e azul. Seus jogos de lançamento eram: Luigi's Mansion, Wave Race Blue Storm, e Super Monkey Ball. Mas só ficou realmente popular com a estréia de Pikmin e Super Smash Bros. Melee.
Nos EUA, o GameCube vendeu 13 milhões de unidades, ficando na 3ª posição atrás do Xbox e do PS2. Mas no Brasil, Japão e Europa o console vendeu mais de 13 milhões ficando atrás só do PS2.

Galera por hoje é só, amanhã postarei a segunda parte valeu!
Créditos: Wikipédia

Postagem feita por: Tiago Ferreira
Dúvidas? Comente ou mande para: tibruplaygames@gmail.com tinosralla@hotmail.com



0 comentários:

Postar um comentário

E ai gostou da postagem?
Então comente e tire suas dúvidas.
Não use palavrões por favor!

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites